Notícias

UFSC divulga orientações para candidatos do Vestibular 2018

Apartir de sábado (9), 31 mil candidatos começam a disputar as 4,5 mil vagas do Vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As provas ocorrem também no domingo (10) e na segunda-feira (11) em 23 cidades catarinenses.

Os portões de acesso ficam abertos das 13h às 13h45 e as provas ocorrem das 14h às 18h. A UFSC oferece 4.551 vagas, que são 70% do total de vagas do vestibular. Os outros 30% serão para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 101 opções de cursos distribuídos nos campi de AraranguáBlumenauCuritibanosFlorianópolis e Joinville.

Os gabaritos preliminares serão divulgados pela internet a partir das 20h de segunda-feira (11).

 

Orientações

 

Os candidatos devem comparecer ao local da prova antes das 13h45, quando fecham os portões de acesso. Eles devem apresentar o documento de identidade original informado na inscrição do vestibular.

Além disso, os candidatos devem ter em mãos a confirmação de inscrição definitiva, caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente. Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados.

Durante as provas, os candidatos não podem se comunicar com colegas, usar material de consulta ou telefone celular, relógio, controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.

A recomendação é de que os candidatos não levem para o local de prova esses objetos ou seus similares. Se levarem, os itens serão envelopados, identificados antes do início da prova e depositados à frente na sala.

 

Cursos mais procurados

 

Com 7.962 inscritos, medicina é o curso mais concorrido, com 227,49 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados são: direito (diurno), com 45,16; psicologia (diurno), com 37,94; direito (noturno), com 34,03; cinema (diurno), com 32,20; arquitetura e urbanismo, com 31,79; nutrição, com 29,19; odontologia, com 26,34; engenharia química (diurno), com 26,18; e educação física (diurno) com 24,38.

A relação candidato/vaga está disponível no site do vestibular.

 

Provas

 

No sábado, as provas serão de língua portuguesa e literatura brasileira ou libras; língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, libras) ou língua portuguesa e literatura brasileira. No mesmo dia, os candidatos fazem ainda provas de matemática e biologia.

No domingo, os candidatos fazem provas de ciências humanas e sociais, que são filosofia, geografia, história, sociologia, além de física e química.

Na segunda, os participantes do vestibular fazem a redação e quatro questões discursivas.

As provas serão realizadas em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Os candidatos que optarem por Florianópolis serão distribuídos na própria capital e ainda nas cidades da Grande Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas no site do vestibular e pelo telefone (48) 3721-9200.

 

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/ufsc-divulga-orientacoes-para-candidatos-do-vestibular-2018.ghtml

Topo