Notícias

Vestibular especial de medicina na URI de Erechim dia 21 de janeiro inscrições abertas.

 

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) comunicou na tarde desta quarta-feira que o processo seletivo para o Curso de Medicina será realizado no dia 21 de janeiro de 2018. Os candidatos irão concorrer às 55 vagas através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e uma prova de redação a ser realizada na própria Universidade. O início das aulas está previsto para o início do primeiro semestre do ano que vem. O período de inscrições vai ser definido nos próximos dias. 

As informações foram anunciadas em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 29, no Salão Nobre do câmpus, logo após o Ministério da Educação ter divulgado a portaria que autoriza de forma definitiva a implantação do Curso de Medicina na URI Erechim. O comunicado oficial foi feito no Diário Oficial da União desta quarta-feira. 

O encontro com a imprensa contou com a presença das seguintes lideranças: reitor Luiz Mario Silveira Spinelli; Diretor-Geral do Câmpus, Paulo José Sponchiado; Diretora Acadêmica, Elisabete Maria Zanin; Diretor Administrativo, Paulo Roberto Giollo; coordenador do Curso, Sérgio Bigolin; Coordenadora Pedagógica, Miriam Wilk Wisnievski; Prefeito Luiz Francisco Schmidt; Presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Dal Zott; Secretário Municipal de Saúde, Dércio Nonemacher; ex-prefeito Paulo Alfredo Polis; e o secretário adjunto de saúde, Jackson Arpini. 

O Reitor Luiz Mario Spinelli disse que “este é um momento de um significado muito grande na vida da Universidade. Após uma trajetória de muitas conquistas, chegamos agora a um momento diferenciado porque ele responde a um anseio de uma comunidade que sempre acreditou na força de uma instituição comunitária como a URI”. Visivelmente emocionado, Spinelli avalia que este é mais um objetivo concretizado, fruto da contribuição de muitas pessoas. 

O Diretor-Geral, Paulo José Sponchiado, também demonstrou contentamento com a notícia. “É o resultado de uma luta constante da Universidade e das nossas lideranças. Foram cinco anos de muito trabalho em prol da comunidade de Erechim e da região”.

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, disse também que essa conquista é de toda comunidade. Lembrou, igualmente, a importância do ex-prefeito Paulo Alfredo Polis, que estava presente na coletiva, na luta pela vinda do Curso para Erechim e para a URI. Polis, inclusive, estava emocionado com a notícia. “A URI foi a melhor opção para todos, pois agora podemos considerar que esse é um dos pontos mais altos da história da saúde pública regional”. 

O Secretário Municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, frisou: “é um marco importante para a saúde pública: o antes e o depois da faculdade de Medicina, o que aumenta os desafios para todos nós”. 

As mensalidades do Curso de Medicina serão de R$ 6.200,00, mas o Diretor Administrativo, Paulo Roberto Giollo, fez questão de esclarecer: “Esses valores são também para investimentos no hospital e na realização de cursos de capacitação. Além disso, teremos 10 bolsas 100% para aqueles alunos com menos renda”.

http://www.uricer.edu.br/site/informacao.php?pag_invoked=noticias_principal&id=7504

Topo